O Brasil é um país tropical, cheio de praias e onde faz calor em grande parte do tempo. Como consequência, o corpo das pessoas fica mais exposto também. Talvez por isso os brasileiros tenham uma preocupação tão grande com a boa forma e busquem alternativas para emagrecer.
Porém, nós sabemos que manter um peso saudável é uma questão que vai muito além da preocupação estética. Eliminar gordura é importante para evitar uma série de doenças. Por isso, tão importante quanto o resultado final é seguir um processo de emagrecimento saudável.
Para nós, esse é um tema de grande importância. Afinal, já mostramos aqui que os estudos revelam um fato indiscutível — existe uma relação entre sobrepeso, circunferência abdominal, risco de doenças cardiovasculares e de outras patologias graves, como diabetes, pressão alta e até câncer. E mais: o excesso de peso hoje atinge 55% dos brasileiros.
Além disso, as pessoas com sobrepeso enfrentam uma série de incômodos no dia a dia: maior frequência de dores articulares, cansaço mesmo quando precisam realizar pequenos esforços, assaduras e outros problemas de pele devido ao acúmulo de suor nas dobras do corpo ou fricção entre os membros, e assim por diante.
Por isso, o processo de emagrecimento não pode ser tema simplesmente de um Projeto Verão. As pessoas precisam de um Projeto de Vida Saudável, que permita a redução do peso e a manutenção de excelentes condições de saúde.
No entanto, muitas vezes em busca de resultados rápidos ou simplesmente por falta de informação, as pessoas cometem alguns erros que, na verdade, dificultam o processo de emagrecimento. Como não obtêm sucesso, elas acabam desistindo e continuam sentindo os efeitos nocivos da obesidade à saúde.
Quer saber que erros são esses e como evitá-los? Então, continue a leitura!
O primeiro erro que podemos destacar é a falta de um acompanhamento profissional, o que as leva a seguir dicas e informações não confiáveis. É possível emagrecer assim? Com certeza! Porém, nesse processo a pessoa pode ter outros prejuízos à saúde ou criar uma rotina que será impossível manter depois. Portanto, ela cai no efeito sanfona.
Então, é muito importante procurar acompanhamento para fazer exames e analisar as condições gerais de saúde. Além disso, os resultados podem detectar até problemas que interferem no resultado de um processo de emagrecimento, como um hipotireoidismo.
O segundo erro que as pessoas cometem no processo de emagrecimento é seguir dietas da moda. Low carb, gluten free, eliminar a lactose do cardápio — a cada momento, surge uma nova tendência, e as pessoas seguem essas ondas.
Para reduzir e manter o peso, o caminho não é seguir uma dieta, mas passar realmente por um processo de reeducação alimentar e do estilo de vida. É fundamental aprender a montar suas refeições garantindo o equilíbrio nutricional e porções adequadas para seu corpo, nível de atividade física e metabolismo.
A reeducação alimentar evita que a pessoa tenha sérias deficiências no organismo, problemas de saúde decorrentes de uma dieta desequilibrada e que enjoe dos alimentos que consome. Com o processo correto, a tendência é de que ela cometa excessos alimentres com uma frequência cada vez menor.
Além disso, também é importante destacar que alguns alimentos só são proibidos para quem tem alergia a eles. O glúten, por exemplo, não é um vilão. Ele só não é recomendado para os celíacos ou intolerantes, mas uma pessoa que não tem esse problema pode consumi-lo normalmente, desde que tenha equilíbrio.
O terceiro erro que impede as pessoas de emagrecerem é focar apenas na dieta, ou como preferimos dizer, na alimentação. Nosso peso corporal e até mesmo nosso comportamento diante da comida dependem de muitos outros fatores, que precisam estar em equilíbrio.
Por exemplo: nós sabemos que a quantidade e qualidade do sono interfere na produção de dois hormônios muito importantes — a grelina e a leptina. A grelina é conhecida como um dos hormônios da fome. Ela fica avisando o cérebro que é hora de comer, e faz o seu olfato ficar mais sensível ao cheiro dos alimentos, faz a boca salivar… Por outro lado, a leptina é o hormônio da saciedade.
Quando esses hormônios estão em equilíbrio, você come na hora que precisa e apenas o necessário. Já quando existe uma descompensação, nós comemos demais ou perdemos o apetite.
E sabe o que interfere nesse equilíbrio entre a grelina e leptina? O sono! Uma noite mal dormida faz o corpo reduzir a produção de leptina (o hormônio da saciedade). E quando o organismo recebe mais grelina, ele dispara o alerta para comer mais e a toda hora.
Esse é só um exemplo. O fato é que para emagrecer com saúde e ter um resultado duradouro, é importante rever todos os seus hábitos: tempo e qualidade do sono, consumo de água, prática de exercícios físicos, além de outros fatores… Tudo entra nessa conta!
Muitas das pessoas que começam a mudar sua alimentação e a praticar exercícios e passam a se pesar diariamente, de forma quase que obsessiva. O ideal é não fazer isso todos os dias, e nem medir o resultado só devido ao número que aparece ali na balança.
Isso é importante por dois motivos: em primeiro lugar, o peso pode estar mais alto porque a pessoa reteve mais líquido, porque não evacuou ou, no caso das mulheres, porque durante alguns dias do ciclo menstrual o corpo fica mais inchado. Por isso, a pessoa pode ter perdido gordura mesmo que não haja uma alteração no ponteiro da balança.
O segundo ponto importante é o fato de que, com determinados exercícios, a pessoa desenvolve seus músculos, ou seja, ganha massa magra. Essa massa magra é mais pesada, mas tem um volume menor. Então, mais uma vez, mesmo que o ponteiro da balança não abaixe, a pessoa que tem uma alimentação adequada e pratica exercícios fica mais “fina”, pois perde gordura.
O quinto erro é buscar informações erradas. Hoje em dia, qualquer pessoa pode produzir conteúdo e divulgá-lo na internet. Por um lado isso é bom, porque quem procura informação tem fácil acesso a ela.
Por outro lado, tem gente que aproveita essa possibilidade de gerar conteúdo para oferecer milagres e informações nada confiáveis. Elas podem trazer dicas que não são eficazes ou colocam a saúde em risco.
É importante as pessoas saberem que, quando se trata de saúde e emagrecimento, não existem milagres. Ou a eliminação da gordura é gradual e exige reeducação alimentar, ou existem riscos envolvidos. Isso sem falar nas propagandas enganosas.
Então, ao ver anúncios como “perca 10 kg em um mês, sem dieta e sem exercícios”, cuidado! As chances de ser uma propaganda enganosa são muito grandes. Outras vezes, a pessoa não perde seu dinheiro, mas arrisca a própria saúde.
Por isso, lembre-se: não é só um projeto Verão, é um Projeto de Vida. Busque informações confiáveis, fornecidas por profissionais. Procure acompanhamento médico, nutricional e de educadores físicos para atingir o resultado esperado, mas sem colocar sua saúde em risco.
E você, já cometeu ou comete algum desses erros tentando emagrecer? Quer saber como se alimentar de forma saudável para eliminar gordura definitivamente? Assine a nossa newsletter e receba dicas sobre esse tema diretamente em seu e-mail ou WhatsApp.