Sentir dor em uma parte específica do corpo já causa muito sofrimento. Imagine, então, quando esta dor é generalizada. Por isso, o tratamento para fibromialgia é fundamental para permitir que as pessoas recuperem a qualidade de vida.
É bem difícil encontrar uma pessoa que obteve um diagnóstico rápido de fibromialgia. Na maioria das vezes, o primeiro sintoma é uma dor difusa, seguida por exames que “não mostram nada” e um calvário de peregrinação entre diversos médicos.
Devido a esta situação, algumas pessoas chegam a pensar que não existe nenhum problema físico, e que a sensação de dor, na verdade, é um “problema psicológico”.
Então, como diagnosticar a fibromialgia com rapidez, proporcionando a oportunidade de tratamento, alívio da dor e restauração da qualidade de vida do paciente?
Isso é o que você vai descobrir neste artigo. Então, continue a leitura!
O que é fibromialgia?
A fibromialgia é uma doença que causa dores crônicas e generalizadas. Portanto, elas atingem todo o corpo. O paciente também sente uma sensibilidade exagerada ao toque.
Além da dor física e até mesmo em consequência de sua manifestação frequente, pacientes com fibromialgia costumam apresentar outros sintomas como fadiga, dificuldade para dormir, depressão, ansiedade e distúrbios do humor, bem como problemas de memória.
A fibromialgia é considerada o segundo distúrbio reumatológico mais comum em todo o mundo. No Brasil, estima-se que ela atinge 25 em cada 1000 pessoas.
Trata-se de uma doença mais comum entre as mulheres, especialmente na faixa etária de 30 a 55 anos. Portanto, ela atinge pessoas jovens, em idade produtiva, causando um grande impacto à qualidade de vida.
Os estudiosos ainda não chegaram a uma posição definitiva quanto à causa da fibromialgia. Ela é frequentemente associada a fatores como estresse, sedentarismo, depressão, ansiedade e obesidade.
Outros estudiosos destacam o papel do estresse oxidativo provocado por radicais livres como uma das causas da fibromialgia. Os processos imunoinflamatórios também são mencionados.
Também é bastante conhecida e bem aceita a possibilidade de que a fibromialgia seja causada por alterações em sistemas de neurotransmissores responsáveis pela percepção da dor.
Porém, embora esta hipótese de que a principal causa da fibromialgia esteja relacionada ao desequilíbrio nos neurotransmissores seja cada vez mais aceita, ainda não existe uma conclusão definitiva sobre o tema.
Por que existe tanta dificuldade para diagnosticar a fibromialgia?
Como já afirmamos, a pessoa com fibromialgia apresenta uma dor difusa, ou seja, em diversas partes do corpo. Essa condição, portanto, já adiciona uma dificuldade ao diagnóstico.
Assim, a pessoa não sente dores no abdômen, nos braços, nos ombros, no pescoço ou nas pernas. Ela sente dor em todos esses lugares. Geralmente, a sensação aparece nos músculos e articulações.
Porém, quando o médico solicita exames para o paciente, os resultados não mostram lesões, inflamações ou quaisquer outros problemas que justificam aquela dor.
Portanto, o diagnóstico de fibromialgia acontece quando o médico, depois de investigar outras possíveis doenças que poderiam causar a dor, não encontra evidências dessas outras patologias. Trata-se, então, de um diagnóstico de exclusão.
Durante muitos anos, a medicina teve dificuldade até mesmo para determinar qual é o médico responsável pelo diagnóstico e tratamento da fibromialgia, pois parecia haver ligações com a reumatologia.
No entanto, atualmente, a doença é estudada e tratada por profissionais da área de neurologia, pois o problema seria causado por uma reação anormal e exagerada do cérebro aos estímulos que o corpo recebe continuamente.
Qual é o tratamento para fibromialgia?
Até o momento, a fibromialgia é considerada uma doença incurável. No entanto, existem tratamentos para aliviar os sintomas, o que proporciona uma boa qualidade de vida ao paciente.
Quando se fala em dor, automaticamente pensamos em substâncias analgésicas, ou seja, que suprimem a sensação de dor. No entanto, quando o tratamento se restringe a isso, ele apenas mascara sintomas.
Aqui na Clínica & SPA Vida Natural, nós temos um protocolo especial para o tratamento de dores crônicas, incluindo a fibromialgia.
Portanto, nós utilizamos os seguintes recursos para o tratamento da fibromialgia:
Fisioterapia no tratamento para fibromialgia
Nós dispomos de um centro de fisioterapia completo, preparado para que nossos hóspedes sejam atendidos com todos os procedimentos necessários para o tratamento da fibromialgia.
Com profissionais habilitados, equipamentos e técnicas bastante específicas, nós executamos um protocolo que alivia dores e facilita a recuperação da mobilidade.
Resultados são sempre individuais e, por isso, cada pessoa pode ter uma velocidade de recuperação diferente.
Porém, temos inúmeros relatos de hóspedes que recuperaram sua mobilidade, sua autonomia e tiveram um grande avanço no controle da dor.

Hidroterapia para recuperação dos pacientes
A hidroterapia é a aplicação da água para o tratamento de doenças. Ela promove estímulos adequados para a recuperação do organismo à medida que é utilizada em diferentes temperaturas e graus de pressão.
Na Clínica & SPA Vida Natural, nós temos um centro completo de hidroterapia, em que o paciente com fibromialgia dispõe de todos esses recursos, sempre acompanhado por profissionais habilitados.
Muitos desses procedimentos aliviam a dor, além de proporcionarem ao organismo plenas condições para a desinflamação, o que é muito importante para restabelecer a saúde.
Massoterapia no tratamento para fibromialgia
A massoterapia aliada à fitoterapia é outro recurso que nós utilizamos no tratamento para fibromialgia. Nossos profissionais fazem manobras suaves e estimulantes, para aliviar a dor e estimular a circulação sanguínea.
Além disso, nós utilizamos óleos essenciais analgésicos 100% puros, o que proporciona uma experiência incomparável de bem-estar, em um ambiente totalmente relaxante.

Exercícios físicos de baixo impacto
O exercício é fundamental para o tratamento da fibromialgia. Por isso, nossos hóspedes têm um programa de atividades prescritas pelo nosso educador físico, considerando diagnósticos e necessidades individuais.
Tanto os exercícios da academia quanto a hidroginástica são programados para acelerar os resultados e melhorar o quadro de fibromialgia o mais rápido possível.

Psicoterapia no tratamento para fibromialgia
Não há como dissociar corpo e mente. Como você viu nos tópicos anteriores, a fibromialgia pode ter como causa também fatores psicossomáticos.
Mesmo sem termos ainda uma conclusão definitiva sobre as causas da doença, nós vimos que ela provoca consequências como depressão, ansiedade, insônia…
Por isso, nós consideramos que a psicoterapia é um procedimento fundamental para o tratamento da fibromialgia, seja para combater causas ou para minimizar os efeitos da consequência da doença.
Alimentação desintoxicante e anti-inflamatória
Até mesmo a alimentação na Clínica & SPA Vida Natural é preparada para combater a fibromialgia e outras doenças crônicas.
Portanto, ela é composta por verduras e legumes orgânicos, cultivados em nossa própria horta, além de cereais integrais, frutas e outros alimentos que combatem os radicais livres e desinflamam o organismo.
E, ao contrário do que você pode pensar, ela é saudável e extremamente saborosa. Você pode conferir os comentários dos nossos hóspedes atestando que a nossa gastronomia é incrível!
Esses são apenas os principais pilares do tratamento para fibromialgia e outras dores crônicas oferecido pela Clínica & SPA Vida Natural.
Quer conhecer o Programa Reabilitação completo? Clique na imagem abaixo e veja todos os procedimentos inclusos:
