Em muitos aspectos, nosso corpo não é muito diferente de uma casa. Para ter um ambiente saudável e evitar doenças, é preciso colocar o lixo para fora, evitando que os materiais em decomposição se transformem em agentes de contaminação. No organismo, muitos sistemas ajudam a eliminar resíduos e toxinas: a pele faz isso por meio do suor, os rins filtram o sangue e dispensam as impurezas através da urina, e assim por diante.
Porém, muitas pessoas sofrem com falhas nesse processo de eliminação. Elas têm o intestino preguiçoso. Além de todo o mal-estar que essa condição provoca, a retenção das fezes traz uma série de problemas ao organismo. Por isso, é fundamental estimular o bom funcionamento desse órgão,
Quer saber quais são os principais problemas que atingem o intestino e como solucioná-los? Então, continue a leitura!
Qual é a função do intestino?
Antes de falarmos sobre os problemas do intestino, é importante destacarmos qual é sua função normal. Ultimamente, diversas pesquisas têm comprovado que, além de processar o alimento, esse órgão é fundamental para o bom funcionamento de outros sistemas do corpo.
Descobertas interessantes têm mostrado que o intestino tem um papel importantíssimo quando se trata do fortalecimento das defesas do corpo. 75% das células do nosso sistema imunológico vivem e atuam nesse órgão.
E não é só isso! Ele está relacionado até mesmo a processos mentais. Especialistas afirmam que pelo menos 80% da serotonina presente no corpo está concentrada no trato gastrointestinal, principalmente no intestino. Manter níveis equilibrados dessa substância é fundamental para evitar transtornos psiquiátricos.
Cada vez mais, os pesquisadores observam que a microbiota (conjunto de bactérias que vivem no intestino) de pessoas que apresentam transtornos mentais é diferente das que povoam o intestino de indivíduos que não têm essas doenças. Uma corrente de pesquisas busca alternativas para melhorar a saúde mental por meio de mudanças nessa microbiota.
Mas, além dessas funções surpreendentes, o intestino é indispensável no processamento dos alimentos. Os produtos que ingerimos devem passar por ali por um período razoavelmente curto e, ao atravessarem o intestino delgado, seus nutrientes são absorvidos.
A parte do alimento que não pode ser absorvida pelo organismo, ou seja, os resíduos, passam para o intestino grosso. Lá, eles se concentram e formam um bolo fecal até o momento em que serão eliminados do organismo.
O que acontece com quem tem o intestino preguiçoso?
Porém, em muitas pessoas esse processo não acontece na velocidade em que deveria ocorrer. Quando o intestino é preguiçoso, esses resíduos ficam retidos por um tempo muito maior que o necessário. Dentro do organismo, eles iniciam um processo de putrefação, que leva à produção de substâncias tóxicas.
Com o excesso de substâncias tóxicas, o organismo começa a sofrer diversos danos. Os primeiros sintomas são os gases e a distensão abdominal. O quadro pode se agravar e dar origem a inflamações, lesões ulcerosas, bolsas (divertículos) e, nos casos mais sérios, o próprio câncer de cólon e reto.
Conheça alguns dos principais problemas intestinais:
Prisão de ventre
Ocorre quando o trânsito dos alimentos pelo intestino é muito lento. A pessoa não consegue evacuar com a frequência necessária, os resíduos entram em estado de putrefação no abdômen. As fezes geralmente são ressecadas e duras, exigindo um grande esforço para sua eliminação.
Cólon irritável
A síndrome do cólon irritável está se tornando cada vez mais frequente. Muitas pessoas relatam distensão abdominal, mal-estar e, diferentemente de quem tem prisão de ventre, a pessoa nem sempre demora para evacuar. O mais comum é alternar períodos em que a frequência ao banheiro é bastante reduzida com outros de diarreia.
Geralmente, a pessoa não obtém um diagnóstico de síndrome do cólon irritável logo no início. Primeiro, os médicos costumam fazer exames e descartar outras doenças que causam os mesmos sintomas.
Colite
A colite é uma inflamação do cólon, uma parte extremamente importante do intestino grosso. Ela pode ser causada por alergias e intolerâncias alimentares, pelo uso de determinados antibióticos ou laxantes e também por infecções. Os principais sintomas são fezes descompostas, que em muitos casos contêm muco e traços de sangue.
A pessoa pode desenvolver ainda uma forma grave de colite ulcerosa. Além dos sintomas anteriores, essa doença causa diarreias e dores abdominais. As fezes podem conter também sangue e não é incomum a pessoa sentir bastante cansaço e perder peso. É preciso cuidar desse quadro com urgência, pois ele pode se tornar um câncer de cólon.
Doença de Crohn
Na doença de Crohn, a pessoa desenvolve uma inflamação mais extensa. Embora tenha origem intestinal, ela pode afetar diferentes órgãos do sistema digestório: intestino delgado, grosso, íleo, estômago, cólon etc. O quadro compromete todas as camadas desses órgãos, gerando um grande desconforto e outros sintomas.
A pessoa pode ter febre e diarreias. Como o intestino não consegue absorver os nutrientes dos alimentos, o indivíduo se sente fraco e sem energia. É comum a doença causar também perda de peso.
Diverticulose ou diverticulite
Quando a pessoa desenvolve a diverticulose, ocorre uma formação de bolsas pequenas nas paredes do aparelho digestório, especialmente no intestino grosso. Essas bolsas se chamam divertículos. Elas aparecem em pontos frágeis da parede intestinal, especialmente quando o indivíduo precisa fazer força para eliminar fezes duras e ressecadas, contraindo essa musculatura.
A diverticulose requer atenção porque os divertículos podem se inflamar à medida que as fezes se depositam neles. Nesses casos, o diagnóstico é de diverticulite, e a infecção pode gerar abcessos ou mesmo perfurações no intestino. O tratamento requer dieta absoluta, líquida ou leve, de acordo com a gravidade, bem como medidas para combater a infecção.
Quando os divertículos formam abcessos, os médicos podem optar pela punção, que drena o material acumulado nessas pequenas bolsas. Outra opção é a cirurgia para retirar o trecho do intestino comprometido. No entanto, com os cuidados adequados, é possível tratar a diverticulose e evitar que esses problemas aconteçam.
Como solucionar o intestino preguiçoso?
A boa notícia é que a solução do intestino preguiçoso e de outros problemas que esse órgão apresenta está ao nosso alcance. Na verdade, embora seja uma visão um pouco mecânica, é importante pensar em nosso corpo como uma máquina. Tudo que ela precisa é ter a manutenção correta para funcionar bem.
Com o intestino, não é diferente! Então, a seguir nós relacionamos algumas ações para acordar o intestino preguiçoso, fazê-lo funcionar bem e garantir a perfeita eliminação dos resíduos do organismo. Veja a seguir!
1. Beba água
O corpo precisa de muita água, principalmente para as funções vitais. O cérebro, por exemplo, precisa de bastante água para promover as trocas de informações entre as sinapses. O sangue também é composto por água, e assim por diante.
Quando não bebemos água suficiente para dar ao corpo a quantidade que ele precisa para realizar todos esses processos, de onde ele tira esse líquido? Do intestino grosso, que absorve a água que está nas fezes, reduzindo e ressecando o bolo fecal. Assim, a eliminação é dificultada.
Por isso, não ignore a necessidade que seu corpo tem de água! Ande com sua garrafinha o tempo inteiro, garantindo a quantidade que seu organismo precisa para manter-se hidratado sem retirar líquido do bolo fecal.
2. Mexa-se!
O exercício também contribui para melhorar o trânsito intestinal. Além de produzir substâncias que combatem as inflamações, os movimentos feitos durante a atividade física estimulam o intestino e ajudam a eliminar as fezes. O fortalecimento dos músculos da região da pelve também facilita essa expulsão.
3. Troque os refinados pelas fibras
O intestino precisa de fibras para empurrar os resíduos que ficam nele. As fibras são as partes dos alimentos que o organismo não consegue digerir, pois são formadas de celulose. Elas são empurradas ao longo do sistema digestório e funcionam como vassouras, que vão carregando esses dejetos junto com elas.
Por isso, as fibras são essenciais para uma alimentação saudável. Encha seu prato de verduras e legumes, troque o pão, o macarrão e o arroz branco pelas versões integrais e inclua as sementes em suas receitas. Frutas, especialmente quando consumidas com casca e bagaço, também ajudam a melhorar as funções intestinais e a acordar o intestino preguiçoso.
4. Evite os sucos
Em alguns casos, os sucos são utilizados com efeitos terapêuticos. No entanto, no dia a dia, o ideal é não consumi-los com tanta frequência e substituí-los pela própria fruta in natura. Nesse estado, ela contém muitas fibras, que contribuirão para o bom funcionamento do intestino.
5. Eduque seu intestino
Quem tem o intestino preguiçoso precisa educá-lo a satisfazer suas necessidades fisiológicas. Para isso, é possível condicioná-lo a funcionar em um momento específico do dia, sempre no mesmo horário. Pode ser de manhã, ou antes do banho — o tempo é determinado por você, mas deve ser em um momento tranquilo para sentar no banheiro e esperar a evacuação.
Além disso, não fique prendendo o intestino. Quando sentir vontade de ir ao banheiro, vá. Não fique com vergonha de usar o toilette do trabalho e se precisar, entre em um restaurante ou outro estabelecimento comercial para satisfazer suas necessidades fisiológicas.
Entendeu como fazer o intestino preguiçoso voltar a funcionar adequadamente? Quer saber mais sobre saúde e hábitos que vão proporcionar bem-estar e qualidade de vida? Então, não perca tempo! Assine a nossa newsletter e receba o melhor conteúdo gratuito sobre estilo de vida saudável diretamente em seu e-mail ou WhatsApp. Inscreva-se agora mesmo!
Tenho intestino terrivelmente preso. Geralmente funciona pela manhã assim que tomo 2 copos de água, mas sempre preciso fazervuma força muito grande. Só funciona uma vez por dia e as vezes nenhuma vez.
Olá, Maria Helena! Infelizmente, muita gente sofre com esse problema. A mudança de hábitos alimentares, a ingestão de água e a prática de exercícios são fundamentais. Não desista!
Nao consigo ir no banheiro de jeito nenhum.ja fiquei 15 dias send evacuar so com laxante
Olá, Renata! Tudo bem?
Você já colocou esses 5 passos em prática?
Olá boa noite , eu faço esses passos todos , só que quando ingiro fibras não consigo ir a casa de banho ! Não sei o que fazer mais ! Faço todos os dias pela a manhã mas é só um bocado e fico com a minha barriga super inchada !
Olá, Marta!
Agradecemos seu contato!
Além da ingestão de fibra, é fundamental tomer muita água. Assim, o intestino tem condições de eliminar o bolo fecal com mais facilidade. Além disso, seria interessante ir ao médico e fazer alguns exames para verificar se existem outros problemas que dificultam a evacuação. Estamos à sua disposição!
Bom dia
Meu intestino é muito preguiçoso
Fico dias sem ir ao banheiro e quando vou tenho que fazer massagem na barriga e às vezes não consigo mesma , é horrível fico toda inchada e a barriga dolorida ,obgda .
Olá, Sheila!
Agradecemos seu contato! Nós utilizamos essas dicas em prática aqui na Clínica, e os resultados são excelentes! Só não se esqueça que, quando você consome fibra, também precisa tomar muita água ;). Abraço!
Tenho prisão de ventre há muitos anos e de 2 meses para cá fui ao médico e ele me receitou comer muita fibra, água e me deu um medicamento em pó para aumentar o bolo fecal, estou indo ao banheiro todos os dias de manhã, porém faço muito pouco, é normal?
Olá, Luiza!
Na verdade, depende também da quantidade de alimentos que você ingere. Além dessas orientações médicas, tente se exercitar também. Isso vai ajudar seu intestino a funcionar melhor.
Eu tinha intestino funcionando normal, mas faz um mês que tudo mudou e agora estou com prisão de ventre . Minha dieta é com frutas, muita água, fibras, alimentação saudável, verduras, saladas caminhada todos os dias . Faço certinho os 5 passos aqui descritos.
Não sei o que pode ser, estou preocupada .
Olá, Cláudia! Tudo bem?
É importante entender o que mudou na sua rotina de um mês para cá e que provocou essas alterações. Se não houve alterações na sua rotina e mesmo assim o ritmo do intestino mudou, realmente é interessante procurar um médico para avaliar.
Faço exercícios, boa alimentação, tomo muita água e passo muitos dias sem evacuar. Não tenho nenhum dos sintomas inflamatórios, porém só funciona com laxante!
Olá, Solange! É muito importante observar a proporção de fibras da sua alimentação. Uma consulta médica e nutricional seria interessante para avaliar esse aspecto. Se quiser, nossos profissionais estão à disposição para teleconsultas. O telefone é 11 4711 3800, de segunda a quinta, das 08 às 17h e às sextas-feiras até às 16h.
Eu fico semanas , minha barriga vai enchendo , até eu perder a fome , e eu sinto que tenta voltar pela boca o que está na barriga , não sei o que fazer
Olá, Léia! Tudo bem?
Que situação difícil, hein? Olha, tenta colocar essas dicas em prática. Só que também é preciso entender que leva algum tempo para o organismo melhorar o ritmo do intestino, tá? Médico e nutricionista são dois profissionais que podem ajudar muito a adequar sua alimentação e seus hábitos para que o intestino funcione melhor. Se você precisar, nossos profissionais estão atendendo online durante a pandemia. Para marcar, é só telefonar para o número 11 4711 3800 de segunda a sexta, das 08h às 16h30! 😉
Olá.Eu tenho intestino super preso.Tenho síndrome de cólon irritável.Nao posso comer nada que estimule o intestino,como verduras, legumes ou frutas.Muito menos alimentos que contenham fibras.Não sei oque eu faço.So consigo ir no banheiro com laxantes.Oque eu faço????
E quando vc já faz tudo isso , tomar 3 litros de agua’ comer verduras’ grãos ‘ e o intestino nao funciona como deveria? O que fazer?
Tem cerca de quase três anos que meu intestino foi parando de funcionar aos pouco,já fiquei 20 dias sem ir ao banheiro. Agora tomo 2 Almeida prado 46, a cada 2dias, somente três dias após consigo ir ao banheiro. Minha barriga está inchada, vou aos médicos e não falam nada. Gostaria de alguma indicação, estou ate com medo
Seguidamente tenho prisão de ventre, porém o único desconforto é uma dor como se fosse no fundo do olho muito terrível, como se fosse uma enxaqueca.
Passo dias para fazer o número 2,fico chateada, irritada,
Faço uso de bastante saladas cruas ou cozidas.
Mas sinto que meu intestino é preguiçoso,além disso tem no final das fezes quando consigo fazer uma secreção tipo um catarro branco.O que pode ser?
Eu estou bebendo água 2 litros e meio por dia, como mamão com mel, mistura de fibras como aveia, granola, semente de girassol, linhaça e chia, mas msm assim preciso fazer força para ir ao banheiro e isto me deixa mal humorada, estressada porque sofro demais com isto. Eu preciso apelar para o laxante. Eu evito para meu intestino não ficar pior. Eu já tive problemas com hemorróidas e por causa disto até já fiz cirurgia. De os tempos pra cá eu percebo que vem piorando porque estou trabalhando em casa devido a Pandemia e a minha postura tbm mudou bastante pra trabalhar. Tem algum complemento natural para ajudar?
Agradeço as dicas, são 2 hs da manhã e eu com essa dor terrível. Fiz colonoscopia é diagnóstico alças no cólon sigmoide e transverso. Difícil para mim evacuar e só com ajuda de supositório, desses duras que machucam.
Sofro com intestino preguiçoso e não sei o q fazer queria q eu conseguise fazer as fezes sair em sem remédios
Vou ao banheiro todos os dias mas minhas fezes são grossas. Tomo água, como fibras, não sou sedentária, estou seguindo dieta da nutricionusta., Mas nada adianta. Em função disso estou com hemorróidas. Estou tomando em jejum uma colher de óleo de coco é o que está me ajudando. Não sei mais o que fazer
Boa noite ! Tenho um filho de 8 anos que tem o intestino preso ele passa mais de 15 dias sem evacuar . Fico preocupada e agora ele se queixa de uma dor na perna . Essa dor na perna estar relacionado ao problema de intestino preso dele ?
Olá! Sempre tive o intestino bem regulado, porém faz uma semana que estou tendo prisão de ventre. Estou ingerindo mais fibras, mas ainda preciso fazer muita força. Sou bem ansiosa. É normal demorar alguns dias pra voltar a funcionar normalmente?
Meu intestino e muito de vagar.nao consigo ir banheiro
tenho bastante dificuldade em evacuar.Ex.como um quilo alimentos edefeco 100 grs mais ou menos e pastoso.Tenho uma diástase incisional que tb me deixa estufado.Estou tomando óleo mineral mas não está adiantando muito.Acho que vou passar para óleo de ricino.
Olá
Meu intestino não está funcionando direito. Antes eu ia no banheiro todo dia. Comecei a fazer atividades físicas e não vou mais no banheiro com frequência.
Estou achando muito estranho
Eu tenho uma alimentação super saudável também, nao tenho prisão de ventre, não tenho e vontade de ir ao banheiro, só sinto vontade quando tomo laxantes fui ao médico ele me aconselhou a comer frutas e tudo mais o que já faço normalmente e passou um laxante. Acho que a medicina ainda não tem estudos atuais sobre esse assunto. Nem vou mais ao médico
Eu sempre tive o ibtestino presso.
Agora fiz um exames e estou com a sindrome seca
Gostei das dicas
chego a ficar mais de um mês sem ter vontade de ir ao banheiro. Quando dá vontade vem com muita cólica, como se estivesse no momento de um parto, com contrações musculares, muito suor, aumento da pressão arterial… acho que um dia vou morrer disso. Minha vida toda foi assim, só que regulava com o ciclo menstrual, agora na menopausa e já com 60 anos os ciclos aumentaram. Minha barriga parece de grávida, eu que sempre fui um palito, mas pós menopausa, a musculatura do abdomen mudou e assim acho que meu intestino preso deve ter mais espaço… só sei que é muito ruim. Na cidade que moro, apesar de bem pequena é dificil encontrar frutas e verduras. Comecei a fazer uma mini hortinha no quintal
Sou assim também já fiz 3 cirurgias de hemorroidas edtou indo pra 4 vez muito triste
Eu já fiz 3 cirurgias de hemorroidas, e acabou que fiquei sem.tecido elastico. Agora sofro muito pra evacuar, e estou aguardando pra fazer um reparo ou seja reabertura pra que as vezes saiam com mais facilidade, pois além de sofrer muito sangra também tomo muita água e procuro manter uma dieta saudável mas por falta do tecido elastico não consigo evacuar sem muita dor e sofrimento
Sou Elza tenho 54 anos e um problema seríssimo d intestino preguiçoso não consigo evacuar fico no vaso todos dias d 40 a 50 minutos e não consigo sinto muita dor
Eu tenho uma alimentação rica em fibras, me exercito todos os dias , tomo água e chá o dia todo. Mas mesmo assim, só consigo evacuar com muita dificuldade tomando laxante. As vez tenho que tomar por 2 dias seguidos o laxante para conseguir. Estou preocupada.
Ola podem me ajudar.meu filho tem 4anis ele tem o intesti o super preso.qundo faz o cocô eh sempre muito duro .como eh crianca nao aceita alguns tipos de alumentos verduras frutas como mamão e outras so come maca bananaessas coisas .o que fazer para educar o intestino preguiçoso dele?
Olá, Geizibel!
Na verdade, não existe educação do intestino sem uma mudança de hábitos, especialmente uma reeducação alimentar. Exercício físico é importante, tomar água (não refrigerante e nem suco, porque o suco retira as fibras da fruta) é essencial e comer verduras e frutas também. Então, é importante ser firme e ajudá-lo a incluir esses alimentos no cardápio. Dá para tornar isso mais mais leve, criando pratos divertidos e incluindo a criança no preparo. Mas é importante enteder que se nós damos à criança o direito de só comer o que ela quer, ela terá esse e outros problemas de saúde mais à frente.
Olá, Bianca!
É muito importante consultar um médico para ver o que está acontecendo e que ainda impede você de ter um bom funcionamento intestinal.
Olá, Elza!
Tente colocar essas dicas em prática. Além disso, é importante consultar um médico para ver se há algo fisiológico que impede a sua evacuação normal.
Esperamos que a sua cirurgia seja muito bem-sucedida!
Você está no caminho certo: se não encontra para comprar, comece a plantar. Também é importante consultar um médico para verificar por que demora tanto para você sentir vontade de evacuar.
Bem estranho, mesmo. Normalmente, os exercícios estimulam o intestino. Veja se há outros hábitos que você mudou e que podem estar promovendo essa alteração.
Caso o problema persista, procure um médico. E se você está consumindo fibras, consuma bastante água também. As fibras absorvem muita água, e se você não tomar o suficiente, o intestino vai travar.
Olá, Anna!
Não é possível estabelecer uma relação entre a dor e o intestino preso dessa forma, sem analisar atentamente o caso do seu filho. Sugiro uma consulta médica.
Olá! Tenho um histórico familiar de intestino preguiçoso, o meu não funciona sem remédio, e ainda tenho intolerância à lactose, estou na academia mudei minha dieta mas mesmo assim só funciona com remédio.
Não sei mais o que fazer. Faço de tudo. Já fui em vários médicos e não consigo resolver.
A ultima visita ao médico me receitaram tomar fibber Norm dentro de um suco de laranja de manhã e em seguida tomar dois copos dágua.
Bebo água o dia todo. Como muita salada, e elimentos integrais e nada resolve. O que eu faço?
Vou praticamente todos os dias ao banheiro mas as fezes sai em caroços com grande espessura, ou seja, muito ressecado.
Olá, Ivete! As dicas desse artigo são muito boas. Nós costumamos orientar os nossos pacientes a colocá-las em prática e o intestino melhora gradualmente.
Olá, Ronaldo! Esperamos que as orientações deste artigo ajudem você!
Olá, Fernanda!
Exercícios também são importantes para estimular o intestino. Além disso, aqui na Clínica os médicos receitam probióticos para alguns dos nossos pacientes. Vale a pena procurar um médico ou um nutricionista e ver se essa indicação é adequada para você.
Olá, Sandra!
É muito importante que você faça o tratamento orientado por um médico. Ele precisa analisar o seu quadro específico para indicar um tratamento apropriado.
Olá, Vera!
É muito importante procurar o médico para saber que secreção é essa.
Olá, Camila!
Além das informações desse artigo, uma mudança de estilo de vida pode ajudar você com esse problema.
Olá, Fabiane!
Quanto mais completa for a mudança no estilo de vida, melhores serão os resultados. Por isso, além da alimentação e água, é fundamental praticar exercícios, descansar nos horários apropriados. Em alguns casos, nossos médicos e nutricionistas receitam probióticos. Seria interessante conversar com um profissional para ver se essa indicação é válida para você, também.
Eu sofri muito com hemorroidas a ponto de chorar de dor….Usei de tudo em relaçao a pomadas e nada e como elas sangravam e doiam marquei a cirurgia mas o proprio medico disse que poderia nao resolver o problema….mas um dia resolvi experimentar capsulas de Omega 3 e que por um encanto curou….(na verdade e um poderoso antiinflamatorio)…Nunca mais tive hemorroidas e la se vao 3 anos ja….Apenas qdo vou ao banheiro empurro e ela volta direitinho sem traumas ou dor…
Pelo menos esse problema eu nao tenho mais..So que entrei na menopausa..estou com 52 anos e a questao de evacuar se tornou um problema devido ao intestino preso….Nada e perfeito,,,
Olá, Edval!
É importante consultar um médico que tenha uma visão mais sistêmica do organismo. Alimentação é fundamental, beber água também, mas existem outros hábitos que interferem, como o exercício. Por isso, nós sempre orientamos as pessoas no sentido de que existem 8 remédios naturais e, quando eles são aplicados, nosso corpo é restaurado como um todo. Existem algumas dietas que também prendem o intestino, como a dieta low-carb.
Olá, Magnólia!
Tesnte essas dicas! Nós trabalhamos com esse tratamento na Clínica e dá muito certo!
olá, tive uma intoxicaçao alimentar agora estou com intestino preso… começei os 5 passos a uns 2 dias e mesmo assim nao consigo ir ao banheiro. obrigada
Olá, Sara!
Dois dias é pouco tempo para avaliar os resultados. O organismo leva tempo para se recuperar. Também é importante consultar um médico para verificar o que aconteceu com seu intestino e cuidar da flora intestinal. Esperamos que ele volte a funcionar normalmente em breve!
Eu como verduras, saladas proteínas, faço exercício físico diariamente, bebo muita agua e o intestino vive ressecado e não funciona diariamente, inclusive faço uso
de psyllium .
Olá, Maria Lucia!
Comer verduras é muito importante, bem como a água e os exercícios. Você também falou que come proteínas, mas que proteínas são essas? As carnes, por exemplo, não contêm fibras, têm a digestão mais lenta e prejudicam o funcionamento do intestino. É muito mais interessante trocá-las por proteínas vegetais (lentilha, feijões, grão de bico, etc). Você também não falou em carboidratos. Quem tira os carboidratos do cardápio sofre com a prisão intestinal, sim. Mas para funcionar, precisam ser carboidratos integrais, e não os refinados. Seria muito importante você consultar o médico e um nutricionista para verificar o seu cardápio e prestar atenção a esses pontos. Além disso, mesmo se você estiver fazendo tudo certinho, pode ser que algum momento da sua vida sua microbiota intestinal tenha sido prejudicada, e é preciso recompô-la. Algumas doenças também podem causar prisão intestinal, pois lesionam os nervos responsáveis por comandar o funcionamento do intestino. Enfim, consulte o médico para ver em qual dessas situações você se enquadra e obter uma solução.
Olá, tem uns 2 a 3 meses que sinto uma dorzinha no ânus, e percebi que são cortes,aparecia e depois sumia,e Mais O menos 1 mês pra cá, esses cortes tornararam frequentes, já comprei pomadas específicas e nada. agora estou com dificuldades de ir ao banheiro. Meu intestino funcionava regularmente, nunca tive problemas. Mas agora além dessas fissuras que dói na hora de ir ao banheiro ,nao consigo evacuar.
Há muitos anos, só conseguia evacuar com laxantes, porém nenhum remédio está fazendo efeito. Venho bebendo em torno de 2 litros de água, mesmo assim não causa quase nenhum efeito. Que devo fazer?
Olá, Teresinha!
Infelizmente, a dependência de laxantes acaba assim, mesmo – com o tempo, eles deixam de fazer efeito. Além de seguir esses 5 passos do artigo, recomendamos que você busque um médico que possa orientar você quanto a mudanças no estilo de vida. Sem mudar hábitos, não há solução.
Olá, Francirleide!
Todas esses 5 passos que mencionamos são importantes para regular o funcionamento do intestino. Porém, sugiro que você procure um médico que ajude você a fazer mudanças no estilo de vida. É preciso entender que tipo de agressão está levando seu corpo a responder dessa forma e mudar os hábitos que provocam essas agressões.
O meu filho tem 1 ano e 10 meses,e tem o intestino muito lento. Ele tem medo de evacuar e retém as fezes.Fica de 6 dias sem evacuar. Estou muito preocupada. Tenho que usar supositório, más ele chora muito
Olá, Luzineide! Tudo bem?
É fundamental investigar as causas do problema junto aos médicos, nutricionistas e até mesmo psicólogos. Em alguns casos, é preciso mudar a alimentação da criança. Em outros, aumentar a ingestão de água. Também é preciso verificar se não se trata de um trauma que faz com que ele retenha as fezes. Sem entender a causa, você terá dificuldade para encontrar uma solução adequada.
como muito salada, 2 lt de água ou mais ao
dia, faço caminhada,tomo um preparado de fibras, que estavam ajudando muito, mas de um mês para cá, diminuiu a eficácia de tudo isso, e agora já estou 5 dias sem conseguir ir aos pés..mas, não estou com dor de barriga, dura ou inchada…tomei o 46 do Almeida Prado, que é a salvação do resto da família e não fez efeito em mim…vou morrer..disso ???
Nossa ,não sei mais o que faço, eu tenho intestino preguiçoso preso e dificuldade pra evacuar, como tudo isso tenho habitos saudáveis faço exercicios ,não sei mais o que fazer, será q pode ser hormonal!,?
Excelente ótimo conteúdo.
Há mais de 30 anos sofro com intestino preso , evito massas , frituras , etc … Como bastante frutas , legumes e tomo bastante água e não resolve . Muito difícil conviver assim , já fiz vários exames relacionados ao intestino preso e não detecta anormalidade . Acredito que é o próprio organismo de cada pessoa . Eu não suporto mais conviver com essa situação . Espero um milagre de Deus e nada mais .
Há um tempo atrás eu sofria com ansiedade e isso fazia com que eu precisasse ir no banheiro por conta dela, fiquei assim por mais de um ano. Depois de um tempo, comecei a ter dificuldade de evacuar completamente e desde então eu nunca consigo fazer tudo sempre fica algo que não consigo soltar, e eu já não sinto mais vontade de ir no banheiro naturalmente, pelo menos nunca esperei para ver se sentiria vontade, e desde então eu sempre “forço” uma ansiedade para ir ao banheiro e fico nesse loop. Tenho muito medo de esperar a vontade vir naturalmente e acabar tendo algum tipo de infecção por conta das fezes presas, isso é possível? Seria perigoso esperar ter vontade naturalmente? É possível que a ansiedade tenha causado um problema maior?
Boa Tarde,
Estou fazendo dieta e só consigo ir no banheiro quando tomo chá de sene, do contrário não consigo.
O que posso fazer nesse caso.
Faço exercícios, bebo 2 litros de água por dia e as vezes fico 4 dias sem conseguir ir no banheiro.
Boa tarde.
Não sinto vontade de fazer número 2 sem laxante.
O que devo fazer já que meus rins também não funciona, cada dia faço menos xixi e cocô?
Por favor me orientem.
Obrigada.